Grupo Vida Urbana e Ambiente

Divulgação da temática ambiental. Discussão da problemática do ordenamento do território. Intervenção cívica. «Portugal's urban landscape is not an inspiring sight, with many fine historic town centers in a dilapidated state, surrounded by chaotic peripheries interspersed with unimaginative new development.» in Architectural Review, Julho de 2004

sexta-feira, junho 03, 2005

Comunidades Ribeirinhas e Ambiente

Olho de Boi - AlmadaOutrora locais de forte actividade humana, as áreas ribeirinhas têm vindo a ser abandonadas, ao longo das últimas décadas. Hoje são alvo de forte especulação imobiliária e o seu futuro é decidido à margem dos cidadãos e do poder local. Alguns projectos previstos são bastante polémicos do ponto de vista da qualidade do ambiente e das acessibilidades.

As comunidades ribeirinhas permanecem entretanto de costas viradas para o rio e são raros os casos em que são chamadas a participar na discussão de soluções alternativas. Devolver as frentes ribeirinhas à população é uma preocupação crescente dos grupos de cidadãos que promovem debates sobre urbanismo, cidadania e participação pública.

Vai decorrer no dia 14 de Junho, às 21h, no espaço cultural Café Com Letras (R. Cândido dos Reis, 88 - 94, Cacilhas – Almada.) o debate “Comunidades Ribeirinhas e Ambiente”.

Este debate vem no seguimento do debate “Betão Armado em Cidade” (que contou com 61 cidadãos que discutiram, entre si e com urbanistas, os problemas e a reabilitação do espaço urbano) e contará com a presença de cidadãos, activistas ambientais, arquitectos e elementos do movimento cívico Xiradania.

A sua participação é importante, participe!



Presentes no espaço do Debate vão estar fotografias da autoria de - Luís Silva e Luís Gurriana, maquetas de Miguel Quinhones e uma exposição da U. Lusófona intitulada “30 anos de Caos Urbanístico”.

Fonte: Grupo Vida Urbana e Ambiente BE - Almada

3 Comments:

At 7:07 da tarde, Blogger Ponto Verde said...

Bem vindos à Blogosfera Ambiental

 
At 2:42 da tarde, Blogger Solariso said...

O mundo da Blogoesfera está mais verde. Visite o novo Blog ambiental www.solariso.blogspot.com

 
At 7:43 da tarde, Blogger RKG AMBIENTAL said...

Visite e divulgue nosso blog!..
As informações que estamos divulgando em nosso blog são de interesse do público em geral e representam uma proposta séria para abordar a questão ambiental.
Este trabalho foi rompido, os projetos engavetados e os sonhos foram desfeitos.
Perguntamos: se o público em geral, as comunidades do entorno, a população da região, todos enfim aplaudiram nossos projetos, por qual motivo eles foram paralisados? A quem interessa esta situação? Sabemos quem está perdendo com este gesto de insensibilidade sócio-ambiental. Mas quem está ganhando? Sério: quem sai ganhando nesta história?
Temos que estar alertas. O ecossistema que estamos tentando preservar sofreu a destruição durante muitas décadas. Agora querem destruir nossa capacidade de realização, nossa criatividade e nossos empreendimentos.
É hora de começarmos a preservar também nossas consciências, nossas inteligências e nossa cidadania.
Um abraço
Nonato Jácome.
http://parqueriodoce.blogspot.com/

 

Enviar um comentário

<< Home


Comunidade Portuguesa de Ambientalistas
Ring Owner: Poli Etileno Site: Os Ambientalistas
Free Site Ring from Bravenet Free Site Ring from Bravenet Free Site Ring from Bravenet Free Site Ring from Bravenet Free Site Ring from Bravenet